Da Itália...
A Congregação das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico nasceu na Igreja a partir da espiritualidade eucarístico Mariana do Venerável Rafael Delle Nocche, Bispo da Diocese de Tricárico, situada ao Sul da Itália. Rafael nasceu em Marano de Nápoles (Itália) em 1877 e fez a sua páscoa definitiva em 1960.
Foi ordenado sacerdote em 1901 e ordenado Bispo em 1922. Diante das tantas dificuldades para encontrar congregações religiosas que o ajudassem no trabalho pastoral e impulsionado pela intuição do Papa Pio XI - "Por que o Bispo de Tricárico, não pensa em fundar ele mesmo uma Congregação de Irmãs"? - no dia 04 de outubro de 1923, acolhe no antigo convento de Santo Antônio, na cidade de Tricárico, as duas primeiras Irmãs, às quais juntaram-se outras, e mais outras formadas à Escola do Mestre Eucarístico, pelo Fundador, que as ajudava a esculpirem em si a imagem do Mestre. A identidade era muito clara mesmo antes de se ter claro o formato da obra: "a Vida eucarística deverá ser o fundamento de tudo e a maior glória de Deus, buscada através do aniquilamento de si mesmas, deverá ser a única aspiração daquelas que serão chamadas a fazer parte desta obra".
No mês de maio de 1924, o próprio Pio XI indica o nome para a Congregação nascente: "Elas se chamarão DISCÍPULAS DE JESUS EUCARÍSTICO".
A Congregação se espalhou rapidamente pelas regiões da Itália meridional e depois, Roma, Brasil, Rwanda, Filipinas, Moçambique, Indonésia, Timor Leste, Vietnam e México.
As Discípulas buscam ser presença eucarística através do serviço realizado na simplicidade, na alegria e na acolhida, preferencialmente aos mais necessitados, tornando visível no agir a Eucaristia acreditada, celebrada e adorada, fazendo de toda a vida uma perene Eucaristia.
O carisma ganha visibilidade nos serviços apostólicos realizados: educação da infância e juventude, obras soci-ais, assim como na ação pastoral, aguçando o olhar a cada momento histórico para perceber as fomes da pessoa humana de cada tempo e lugar, obedecendo a inspiração do Fundador "Vossos horizontes devem ser muito vastos: não fecheis o olhar ao pequeno espaço do próprio eu, a fim de que não percais de vista a vossa missão... sois átomos imperceptíveis, que não servis para nada, mas nas mãos de Deus podereis tornar-vos onipotentes, se souberdes compreender a vossa missão... Cabe a vós favorecerdes o advento do Reino de Deus ao mundo inteiro".
... Para o Brasil!
No ano de 1951 as Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico chegaram no Brasil. Partiram da Itália com a seguinte saudação do Fundador
"Quando o navio estiver se afastando (pensa bem, naquela hora, se tu ou as outras tiverem que chorar, não tentem segurar as lágrimas, como se fosse um sinal de fraqueza), Deus, que nos deu também o sentimento de amor humano, quer que com este mesmo coração humano o amemos e o coração humano, na de deixar a pátria sofre e derrama lágrimas... Penso que logo depois da saída no navio não olhareis para trás, mas sim para o chamado que o Senhor vos dirigiu e a generosa correspondência a esta vocação, para prepararvos a realizar grandes coisas para o Reino de Deus".
Eram elas as seguintes irmãs: Ir. Maria Giuseppina Renna, Ir. Escolástica, Ir. Gabriella Schilardi e Ir. Inocência Picardi, todas Italianas. As Irmãs chegaram na cidade de Ituverava, SR trabalhando e morando na Santa Casa de Saúde.
Em 1954, a pedido do Padre Clemente, chegaram à cidade de Campos Altos, MG, onde acompanharam as crianças e adolescentes em situação de risco e estiveram à frente do Colégio Educandário Dom Alexandre. Esta casa, por longos anos, foi o útero que formou e acompanhou o nascimento e o amadurecimento de várias Discípulas, cujas primeiras oito, emitiram os seus votos em 1959.
Neste mesmo ano de 1959 surge mais uma Comunidade das Discípulas, dando origem ao Colégio Instituto Jesus Eucarístico, na cidade do Rio de Janeiro.
Hoje não estamos mais presentes nas cidades de Ituverava e Campos Altos.
Em 1958, a convite da Sociedade São Vicente de Paulo, iniciaram a sua missão na cidade de Araxá, MG, acolhendo as crianças em situação de risco na Casa de Nazaré e aos idosos do Lar São Vicente de Paulo.
Convidadas por Dom Jorge Scarso, as Irmãs vão para a cidade de Patos de Minas, sede de sua Diocese, no ano de 1972, onde assumiram a coordenação da Casa das Meninas, acolhendo crianças em situação de risco e posteriormente, constituindo a Creche e o Lar de Idosas Edith Gomes
1966 é o ano em que as Irmãs se estabelecem na cidade de Belo Horizonte, na Casa de Saúde Santa Maria e, mais tarde, em 1975, transfere-se para a mesma cidade a Casa de Formação e a Sede Regional.
Em 1994, tem origem a Comunidade no bairro de General Carneiro, na cidade de Sabará, com o objetivo de colaborar nas necessidades pastorais e na área da assistência social.
No ano de 2007, a Congregação se faz presença em mais um estado brasileiro: o Amapá, na cidade de Santana, no acompanhamento às crianças e adolescentes em situação de risco e na direção do Centro Profissionalizante.
Em 2011, surge uma nova Comunidade: Solar da Lagoa, na cidade de Lagoa Santa, onde tem existência uma casa de acolhida para a terceira idade, com um objetivo específico de sustentar as obras sociais, todas filantrópicas.
E assim, através das Obras Educativo-Sociais, da atuação no trabalho pastoral junto às Comunidades, procuramos ser presença eucarística no amor-serviço, crendo que é aí que o Mestre nos chama a estar amando, acolhendo, educando, cuidando, nutrindo, promovendo, propagando e testemunhando os valores eucarísticos.